O Evento

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) conta com 05 cursos de graduação Bacharelado (Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem) e 04 cursos de graduação Tecnológicos (Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Processos gerenciais, Sistemas Biomédicos e Radiologia), além de Cursos de Especialização e Residências em Saúde. A UNCISAL possui várias unidades conveniadas tais como o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (referência no tratamento de doenças infectocontagiosas), Hospital Escola Portugal Ramalho (destinado ao tratamento de doenças psiquiátricas), Maternidade Escola Santa Mônica, Serviço de Verificação de Óbito, Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), Escola Técnica de Saúde Profª. Valéria Hora, Clínicas Escola de Fisioterapia, de Fonoaudiologia e de Terapia Ocupacional e prédio-sede (Campus Governador Lamenha Filho).

Conforme a Universidade foi crescendo e agregando diferentes atividades dentro da área da Saúde, sobretudo em pesquisa e extensão, constatou-se a necessidade de criar um evento multidisciplinar com o objetivo de proporcionar a comunicação entre os diversos campos componentes da estrutura universitária; assim surgiu o Congresso Acadêmico da UNCISAL (CACUN).

A primeira edição ocorreu em 2011:

2011: Tecnologia em Saúde x Humanização do Profissional: Aproximando Práticas e Saberes;

2012: A formação multiprofissional e a interdisciplinaridade na área da saúde: contribuições para a sociedade;

2013: Integração Ensino-Serviço: Dialogicidade e relações (real-ações) colaborativas Inter profissionais;

2014: Inserida no 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite/2014) que é realizado pela FAL;

2015: Saúde, Bem-estar e Tecnologias na Sociedade da BIGDATA.

A cada ano, observou-se o fortalecimento do evento com o aumento de atividades associadas, sendo programado para 2016 um maior número de encontros científicos, culturais, além de oficinas direcionadas para a capacitação de docentes.

O objetivo maior do VI CACUN é disseminar diversos aspectos da ÉTICA NA SAÚDE, fomentando discussões e trazendo esclarecimentos sobre o tema e provocando reflexões sobre a formação profissional, o exercí­cio da cidadania e o caminho presente e futuro da Saúde em nosso País, baseado em valores e princí­pios éticos e com enfoque multidisciplinar. Com o intuito de aproximar o conhecimento de profissionais e acadêmicos e discutir sobre a multidisciplinaridade da abordagem ética, o evento tem caráter acadêmico científico/cultural, onde os participantes serão convidados a debater diferentes abordagens éticas em sua formação profissional e cidadã. Nesta edição, em especial, serão ofertadas oportunidades de capacitação docente, visando-se acolher também professores da UNCISAL e de outras instituições.

EVENTOS ASSOCIADOS AO CACUN

• XIV Jornada de Iniciação Científica da UNCISAL - abrange a apresentação oral (para os alunos melhores colocados em uma avaliação prévia) e em forma de painel dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC/FAPEAL), além da realização de palestras ministradas por pesquisadores convidados;
  • II Jornada de Saúde e Segurança do Trabalhador da UNCISAL - promovendo palestras e mesas redondas com o objetivo fomentar a problematização e produção de conhecimento, a partir da inclusão dos diversos atores e temáticas envolvidos no âmbito do trabalho em saúde. Busca incluir gestores, trabalhadores e estudantes em torno de temas atuais e que possam reverter-se em melhorias na qualidade de vida e dos processos de trabalho na Universidade;
  • XIV Jornada de Fonoaudiologia JOFON - organizada pelo Diretório Acadêmico do curso Bacharelado em Fonoaudiologia, com o objetivo de enriquecer a formação dos estudantes e profissionais desta área por meio da atualização científica;
  • I Jornada de Terapia Ocupacional - organizada pelo curso de TO, visa enriquecer a discussão em torno do curso de graduação e da prática profissional;
  • I Feira de Extensão da UNCISAL - organizada pela Pró- Reitoria de extensão da UNCISAL (PROEX), com o objetivo de proporcionar uma intensa troca de experiências e saberes, divulgando a produção acadêmica, científica e cultural, incentivando a transmissão de conhecimentos gerados pela UNCISAL para a comunidade, promovendo e elevando a qualidade da extensão universitária.
  • Submissão de Trabalhos em Painéis, distribuídos em 4 categorias distintas que envolvem trabalhos de iniciação científica, pesquisa científica, relatos de vivência em extensão e artístico.
  • Conferências
  • Oficinas
  • Mesas Redondas
  • Premiações Destaque, para os melhores painéis e apresentações orais;
  • Excelência Acadêmica, homenagem prestada aqueles que se destacarem como referência acadêmica no desenvolvimento de suas atividades na UNCISAL.
  • Concurso Cultural, nesta edição, a cultura terá destaque. Um grande concurso de talentos acontecerá com a participação da RadioWeb da Uncisal e das redes sociais para a votação dos melhores candidatos. A ideia é promover uma grande adesão de nossa comunidade além de divulgar os talentos de alunos, professores e técnicos. Os dez vídeos que obtiverem maior número de “curtidas”, se apresentarão no encerramento do evento para premiação;
  • Intervalos Interativos, proporcionar atividades culturais que integrem os participantes do evento, estimulando a interdisciplinalidade; E que permitam a troca de experiências com o surgimento de novas idéias.

O público-alvo é abrangente, sendo composto por estudantes, docentes e demais profissionais da UNCISAL e de outras instituições que tenham interesse nos diversos temas da área da saúde.

Estima-se agregar cerca de 1.200 participantes, que deverão participar das palestras, jornadas, mesas-redondas, oficinas (dentro da disponibilidade de vagas) e apresentação de banners do Congresso.